Esta é uma coletânea de nove histórias (entre contos e novelas curtas) que têm em comum a ambientação no interior de Minas Gerais e a inspiração no “horror cósmico” de H. P. Lovecraft e Clark Ashton-Smith — daí a grafia “mythos”. Além do conceito de realismo mágico e da inspiração de algumas delas em sinopses de Clark Ashton-Smith, as histórias não compartilham um mesmo universo ficcional, sendo cada uma independente das demais.
O título alude ao mythos de Cthulhu, que é um elemento comum a várias obras dos citados autores, e à minha intenção de produzir uma literatura de horror com ambientação puramente nacional e apelo universal, com um toque de “uai”. A ideia é a criação de um cenário de fantasia e horror tipicamente mineiro (mythos mineiro) que possa ser compartilhado por outros autores que o desejem.
Esta segunda edição inclui várias revisões estilísticas e gramaticais, além da reescrita de dois dos textos, “A Invasão” e “Além do Roseiral”. Houve também uma alteração na ordem das histórias.
- Sonho Duplo
- André recebe de madrugada a visita de um transtornado amigo e a partir daí começa a descer em uma espiral de loucura. Baseado vagamente em uma sinopse de Clark Ashton-Smith e em algumas anotações de H. P. Lovecraft.
- A Ponte Até o Luar
- Daniel é um escritor que já passou um pouco da época em que esperava ter obtido reconhecimento. Está enfrentando também uma crise no casamento porque a mulher com quem se casou está perdendo a beleza. Vive cheio de remorsos em relação à relação mal resolvida com o pai, que acaba de morrer. Ele viaja ao interior de Minas Gerais para o funeral e lá enfrentará a razão pela qual foi viver em São Paulo, longe da família: a mulher com quem seu pai se amasiou depois da viuvez. Durante a execução testamentária Daniel descobre que o defunto havia preparado surpresas e armadilhas para toda a família. Muito vagamente baseado em uma sinopse de Clark Ashton-Smith.
- Tempo de Semear, Tempo de Colher
- O último grande proprietário de terras em uma região decadente do estado vê partirem seus últimos vizinhos e amigos, enquanto a cidade definha e uma madeireira voraz deseja comprar todas as terras para plantar eucalipto. Baseado em uma ideia do caderno de notas de Lovecraft e na letra de uma canção do Blue Oyster Cult.
- Além do Roseiral
- João e Alice são namorados, mas ele desaparece tentando descobrir o que significa um sussurro misterioso que ouve dentro de sua cabeça. Através das cartas e pistas deixadas por ele, Alice descobre coisas surpreendentes sobre si mesma. Baseado bem vagamente em uma sinopse de Clark Ashton-Smith, este conto foi totalmente reescrito, inclusive mudando o foco narrativo para outros personagens.
- Noites de Insônia
- Paulo deseja dominar os segredos perdidos de uma tradição Mágica quase esquecida. A partir de um velho grimório ele desenvolve um ritual, sem saber das terríveis consequências que enfrentaria. Inspirado na leitura do Tratado Elementar de Magia Prática, de Papus.
- Aonde Pousam os Sonhos dos Loucos
- Uma expedição coordenada por geólogos de uma universidade brasileira investiga uma misteriosa montanha do interior de Minas Gerais.
- A Invasão
- Um grupo de pessoas comuns — pecadores, perdidas e tolos em geral — está confinado em um bordel, na encosta de uma montanha, assistindo ao que parece ser uma invasão alienígena. Baseado em um sonho e ideias vagamente colhidas em contos de Stephen King.
- A Virgem do Sabá
- O sangue mestiço de Jerônimo lhe permite transitar entre os mundos, sabendo e ignorando coisas perigosas dos dois. Movido pela sensualidade de Jovita, que viu prestes a ser sacrificada em um ritual inominável, ele desafia os poderes das trevas, com consequências imprevisíveis. Inspirado (mas não exatamente “baseado”) em uma sinopse de Clark Ashton-Smith.
- Tratamento Inverso
- Um psicólogo de fama duvidosa enfrenta seu maior desafio: um paciente que diz conhecer o futuro (não prever). Após algumas demonstrações de que o homem realmente sabe de alguma coisa, o psicólogo percebe um pouco tarde demais o que realmente significavam as estranhas predições do seu paciente. A partir de uma ideia de Clark Ashton-Smith.