Perguntaram no Quora.com qual seria o mapa mais inútil já criado pela humanidade. Quem perguntou provavelmente se referia a mapas históricos que padeciam de incorreções que impediam seu uso.
Algo mais ou menos como esse antigo mapa múndi em que as terras emersas não estão proporcionais, as direções não são respeitadas e os mares foram reduzidos em tamanho…
Porém mapas inúteis não são coisa exclusiva da Idade Média, então os usuários desenterraram mapas modernos que não são lá muita coisa…
Como esse mapa eleitoral americano que foi feito em cores, mas impresso em um jornal somente em preto e branco.
Ou este, encontrado na Wikipedia, que mostra a trajetória dos patinhos de borracha que estavam em um navio naufragado no Pacífico.
Ou este “guia” para os fãs do Atlanta Falcons irem a Londres, onde o time faria um jogo-exibição.
Ou este, publicado na revista Economist, através do qual ficamos temos a importantíssima informação sobre a pronúncia do “g” de “GIF” em diversos países do mundo. Afinal, é “Gif” ou “Guif”?
Alguns mapas especializados não são exatamente úteis, mas podem ser muito interessantes, como, por exemplo:
Mapa dos monstros folclóricos de cada estado americano. Que tal fazermos um de nosso país, minha gente linda?
O mapa político da Pangeia não é útil, mas com os nossos dinossauros da política no poder, a gente se pergunta se ele não é, pelo menos, relevante…
Esse mapa com a percentagem de ruivos na Europa pode não ser muito útil (a menos que você esteja caçando um/a para casar), mas é pelo menos interessante e reflete uma informação real.
Há um consenso segundo o qual os mapas de calor usados em transmissões esportivas são completamente inúteis, por mais que sejam exatos.
Embora a Antártida tenha fusos horários, não me consta que esta informação seja muito útil.
Mas a coisa saiu totalmente do controle e os usuários do site começaram a responder com mapas criados na base da galhofa:
Como este mapa que mostra a distância relativa a Paris de cada departamento francês.
Ou o número de vitórias por país no Super Bowl (final do campeonato americano de futebol americano)
A **Grande Polêmica Filosófica** da Internet tupiniquim deu o ar da graça….
E também este mapa detalhando o consumo de eletricidade per capita na Europa de 1507. Minha grande dúvida é o motivo de ter sido selecionado este ano específico.
Um usuário groenlandês, cansado de ver seu mapa cinzado em todas as estatísticas fez um mapa onde, finalmente, a Groenlândia teria uma cor refletindo os dados coletados. Não, pera…
Classificação da comida no mundo segundo os italianos.
O legítimo Super Mario World.
A essa altura os usuários já estavam mandando brasa no surrealismo, e em resposta a este mapa…
Países do mundo redimensionados segundo sua população.
Surgiu este:
Mapa dos Estados Unidos caso os estados estivessem apenas horrivelmente fora de proporção!
E estes vieram a seguir:
Metrô londrino antes da invenção da máquina a vapor.
Mapa múndi de um planeta completamente coberto de água.
O Mundo na Idade das Trevas…
E, por fim:
O mapa dos estados americanos que possuem (esq. para dir.): população maior que zero, fronteiras, terras, acesso à luz do sol, habitantes que dormem à noite e vegetarianos que comem carne escondido.
Caso você tenha alguma sugestão de mapa inútil, compartilhe nos comentários, que ponho no [post original](https://www.quora.com/What%E2%80%99s-the-most-useless-map-ever-made) e também aqui.