Não basta anotar o protocolo, conforme aprendi. A primeira lição do curso recebido por todo operador de telemarketing é como pronunciar o próprio nome de maneira ininteligível.
— Suporte técnico, ãefoñhonis, bom dia.
— Bom dia, er… com quem falo?
— ãefoñhonis
(anota: “Afonso”)
— Bem, o problema é….
— A solução é…
— Obrigado.
— Anote o protocolo, pf.
— Manda
— 9458495834
— Anotado.
(problema não é resolvido)
(liga de novo)
— Suporte técnico, Ũealditon, bom dia.
— Bom, er… estive ligando mais cedo. Poderia falar com o Afonso.
— Senhor, aqui não trabalha nenhum Afonso.
— Tá, eu quero falar com quem atendeu o protocolo 9458495834.
— Um momento… Ah, sim, foi a Efigênia.
— Efigênia!?? Mas…
— Algum problema, senhor?
— Tá, tudo bem. Obrigado, me passe para a Efigênia, Wellington.
— Senhor, meu nome é Orlando.