Letras Elétricas
Textões e ficções. Tretas e caretas. Histórias e tramóias.
by J. G. Gouvêa

Elementos de Estilo Tipográfico

Publicado em: 15/03/2011

Estou fazendo algumas modificações cosméticas nas postagens, seguindo as ideias retiradas do blog The Elements of Typographic Style. Trata-se de um trabalho que procura recomendar meios e métodos para melhorar, através de CSS a aparência da apresentação de textos na Internet adaptando a secular tradição tipográfica que é examinada pelo poeta canadense Robert Bringhurst em seu livro de mesmo nome (lista de desejos para o próximo natal, queridos amigos). Foi de lá que extraí uma série de ideias que, pelo menos em minha opinião, já melhoraram bastante a aparência das postagens.

Ainda é cedo para compilar uma lista de todas as melhoras que estão sendo implementadas porque eu ainda estou adicionando novas declarações à folha de estilos do blog (em breve eu vou ter que dar uma enxugada no modelo também, que está ficando lento e grande). Aliás, nem é disso que eu estou querendo falar, é do sistema a que estou recorrendo para editar rapidamente as postagens já existentes e prepará-las para receber os estilos.

Seria extremamente tedioso abrir cada postagem e fazer toda uma série de modificações e colar de volta. Aliás, simplesmente abrir cada postagem, copiar e depois colar de volta já é um tédio. Para diminuir a carga de serviço, e salvar meus pobres dedos, construí um tosco shell script, através do qual gasto menos de um segundo para fazer todas as edições necessárias em cada post. As modificações feitas são:

Com todos esses melhoramentos, o código fica pronto para ser apresentado da nova maneira, incluindo o controle de margens de parágrafos. Para quem se interesse, o script que estou usando está salvo no Pastebin.com.

Esta é mais uma das coisas que eu aprendi a fazer durante os dias em que estive fora da Internet.

Arquivado em: ensaios
Assuntos: escrever tipografia