Letras Elétricas
Textões e ficções sem compromisso
by J. G. Gouvêa Atualizado em date: 2021-05-05

Usando a Lulu.com

Publicado em: 11/01/2009

Não consigo imaginar como um serviço gráfico contratado nos EUA, para impressão de um único exemplar, com o custo adicional de remessa internacional, consegue um preço compatível ao de um serviço gráfico contratado no Brasil para a produção de uma tiragem de cem exemplares. Ou melhor, imaginar porque eu consigo, mas corro o risco de ser processado se o disser.

A publicação através da Lulu.com possui uma série de vantagens, principalmente em relação a flexibilidade e preço, e uma série de desvantagens também, relacionadas principalmente ao registro da obra no Brasil e ao ISBN. Ainda não sei se realmente utilizarei a Lulu.com para publicar os meus livros (no momento estou usando), mas vou compartilhar com vocês um pouco do que aprendi nesses meses de uso do serviço.

Depois de criar uma conta na Lulu.com você já pode começar a criar o seu livro usando os assistentes (“wizards”) disponibilizados no sítio. Para isto você vai precisar apenas de ter seu livro digitado e convertido para um formato aceitável pela Lulu, além de uma imagem de capa. Caso não tenha uma imagem de capa, ainda poderá criar capas bastante bacanas usando os próprios assistentes do site, mas estas tendem a ter um layout basicão, que você talvez não ache atraente.

O grande trabalho é, portanto, o de obter o seu livro em formato aceitável. Minha experiência ao longo de anos me mostrou que se você não gosta de ter surpresas desagradáveis na hora de imprimir, o formato que deve usar é PDF. Arquivos em formato editável (Word, RTF, OpenDocument, etc.) costumam sofrer alterações na distribuição do texto dependendo de como está configurado o programa que lê o arquivo. No fim você pode acabar ficando com seu livro formatado de forma horrível, com linhas órfãs e viúvas, quebras de página em lugar errado, etc. Faça em PDF para não ter problemas.

Uma outra razão para preferir este formato é que através dele você controla a apresentação de seu trabalho. Isto é razoavelmente importante para mim, que desejo que meus livros tenham a aparência mais profissional possível. Minha experiência como leitor me tem mostrado que muitas editoras fazem um trabalho de digitação e diagramação muito porco, usando fontes feias, não empregando ligaturas, adotando espacejamentos estranhos, etc. Como eu não conheço a qualidade do serviço da Lulu e ainda por cima não quero ter que pagar pela diagramação eu optei por fazê-la eu mesmo.

Como o formato PDF é um dos formatos aceitos pela Lulu isto se torna possível: tudo que eu tenho de fazer é gerar o arquivo contendo o texto já distribuído da forma que melhor me agrada e alimentar o assistente on-line da Lulu com ele. Em meu próximo post eu vou começar a explicar como gerar este PDF.

Arquivado em: incompletos
Assuntos: publicacao