Letras Elétricas
Textões e ficções sem compromisso
by J. G. Gouvêa Atualizado em date: 2021-05-05

Primeiro Passo: Instale o LaTeX

Publicado em: 14/01/2009

Para começarmos, devemos instalar o LaTeX em seu computador. Para isto é altamente recomendável que você tenha uma internet de alta velocidade pois será necessário baixar algumas centenas de megabytes de arquivos. De qualquer forma, o método de instalação menos exigente em termos de acesso à internet é a utilização do instalador do TeXlive em rede, que você encontra no site do Grupo de Usuários do TeX, aqui.

TeX, LaTeX, TUG!!! Hem?

Vamos primeiro nos entender quanto ao que são esses programas. Em primeiro lugar, TEX é o nome de um programa de computador criado entre 1976 e 1983 por Donald M. Knuth, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos com a finalidade de formatar suas obras sobre matemática. Knuth havia percebido que desde que os antigos linotipos foram substituídos por computadores, a qualidade gráfica de seus livros havia caído e ele queria criar um sistema que lhe permitisse controlar a apresentação de suas equações. Acabou criando um dos mais populares programas de formatação de texto do mundo.

Em 1989 o inglês Leslie Lamport criou o LATEX, um sistema de macros para o TEX que permitia que ele fosse usado por não-matemáticos (o próprio Knuth admitiu que criou o TEX para seu uso pessoal e que a princípio não imaginou que alguém mais o fosse usar). No início dos anos 90, Han The Than criou o pdfTEX, uma nova versão do TEX que produzia arquivos PDF em vez de apenas imprimir. Começou aí a popularização do LATEX, que passou a ser incorporado em todas as distribuições Unix e Linux do mundo.

Ainda nos anos 90 começou-se a desenvolver um projeto de internacionalização do TEX, para permitir que ele fosse usado para criar documentos em outras línguas. Depois de muitos anos de desenvolvimento, chegou-se, em 2005, ao XETEX, um programa que se comporta como o TEX, mas que aceita quaisquer caracteres e fontes. Agora, finalmente, documentos tipográficos de qualidade estavam disponíveis, no mesmo nível, para pessoas de todas as culturas.

O TUG (TEX Users Group) é a maior associação de usuários em todo o mundo. Ele é o responsável pela criação e pela distribuição do TEXLive, uma das mais populares distribuições TEX do mundo. O TEXLive inclui todos os programas de que precisamos, por isso é ele que eu estou recomendando.

Procedimentos de Instalação

Tendo baixado o programa de instalação linkado lá em cima (note que existem várias versões, para diversos sistemas operacionais), descompacte-o em algum lugar e depois execute-o. Ele vai fazer uma série de checagens para saber se o seu sistema suporta o TEXLive e, em caso positivo, o orientará durante a instalação.

O procedimento de instalação é simples, basta que você selecione quais pacotes você quer instalar. Se você não se importa em ficar muitas horas baixando e se tem 3 GB de espaço, talvez queira instalar tudo. Nesse caso basta escolher o pacote texlive-full e esperar. Mas isso não é necessário para obter o que queremos, basta instalar a seguinte lista de pacotes:

Selecionando estes pacotes (e suas respectivas dependências) você já está preparado para usar o XETEX, mas não para usar o pdfTEX. Se você preferir usar este, deverá instalar uma série de outros pacotes, entre os quais os principais são:

Em sua maioria estes pacotes adicionais são fontes e pacotes de suporte a fontes. Eles são necessários porque ao contrário do XETEX, que usa as fontes disponíveis no seu sistema, o pdfTEX precisa de fontes especiais, localizadas em uma estrutura especial em seu disco rígido.

Como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens em ambos. O XETEX é mais fácil de usar, mas ao custo de se perder um pouco a qualidade tipográfica. O pdfTEX requer uma instalação muito maior e é mais difícil de usar (só um pouquinho, na verdade) mas obtém-se com ele um resultado gráfico superior.

O processo de instalação é bastante intuitivo e você não deve ter problemas. No próximo post eu lhe explico como interagir com o TEX.

Arquivado em: incompletos