Letras Elétricas
Textões e ficções sem compromisso
by J. G. Gouvêa Atualizado em date: 2021-05-05

Trabalhando com PDF

Publicado em: 14/01/2009

Para publicar seu livro através do esquema de impressão por demanda, você precisa ser capaz de gerar miolo e capa em formato PDF. Este formato de arquivo é o padrão da indústria no mundo todo, menos no Brasil, onde a maioria das gráficas prefere pedir seu texto em formato Word para que elas façam a diagramação e cobrem por isso. Gerar PDF já foi algo muito complicado, mas atualmente é muito fácil.

A facilidade para gerar PDF significa que muitas pessoas estão fazendo. A maioria dos livros eletrônicos que você pega na Internet estão em PDF. Verifica-se, porém, que a vulgarização de uma tecnologia é invariavelmente acompanhada de uma vertiginosa queda de qualidade. No caso o que temos é que a maioria das pessoas que atualmente fazem livros eletrônicos não tem noções básicas de composição tipográfica, e o resultado disso são documentos muito feios e poucos funcionais que, se impressos por um sistema sob demanda, resultarão em livros horrorosos, de aparência amadora. Não é isto que você quer.

Qualidade e Beleza Andam Juntas

A aparência desleixada e desenxabida de 9 em cada 10 documentos que você pega na Internet se deve a uma combinação de três fatores:

  1. Uso da ferramenta errada (processadores de texto, fontes, ferramentas de conversão, etc.);
  2. Abandono de convenções tidas como “ultrapassadas” ou “frescuras” que, na verdade, são o que diferencia um texto formatado porcamente de um texto agradável de se ler;
  3. Falta de gosto na hora de escolher os modelos de documento.

Para chegar a ser capaz de criar um documento bonito, então, você precisa usar a ferramenta certa, empregar as convenções tipográficas adequadas e ter bom gosto. Se você acha que não quer aprender isso, bem, não se preocupe, você sempre pode pagar para que alguém faça por você. ;-)

Ferramentas Adequadas

Eu não conheço todas as ferramentas adequadas que há no mercado, eu não sei de tudo. O que sei é que encontrei ferramentas que fizeram por mim o que preciso — e o fizeram muitíssimo bem. São estas as ferramentas que vou lhe recomendar.

LaTeX

Um programa para formatação de conteúdo e geração de PDF que apresenta qualidade tipográfica altamente profissional.

InkScape

Um programa para edição e criação de imagens vetoriais (que será usado para as capas)

Open Font Library

Site no qual você encontrará uma série de fontes de alta qualidade para compor o seu documento.

Você poderá, se quiser, utilizar outras ferramentas também. Só não me pergunte quais e nem como. Este é o meu caminho, nele eu posso lhe guiar.

Convenções Tipográficas

Usando LaTeX você praticamente não precisará se importar com isso, visto que ele formata o documento para você da melhor maneira possível. Os modelos LaTeX que vou disponbilizar também o ajudarão a superar esta barreira.

Bom Gosto

Gosto é algo relativo, e é por isso que muitos autores quererão ter o controle de como seus livros são colocados na impressora. Neste ponto o LaTeX já lhe oferece uma aparência bastante boa, e personalizações são possíveis, mas para isso você deverá começar a aprender a mexer nas “entranhas” da linguagem.

Principais Erros na Formatação de E-Books

Entre os principais erros que já vi na formatação de livros eletrônicos, enumero os seguintes:

  1. Falta de justificação correta do texto dos parágrafos;
  2. Ausência de hifenização, gerando “rios” no meio dos parágrafos;
  3. Falta de controle de linhas órfãs e viúvas;
  4. Uso de fontes inadequadas ou de tamanhos de fonte errados;
  5. Uso de formato de papel inadequado;
  6. Abuso de formatação;
  7. Usar pontuação incorreta (travessões, aspas, dois pontos etc.);
  8. Formatação incorreta de tabelas;
  9. Formatação incorreta de listas;
  10. Formatação incorreta de citações e referências;
  11. Formatação incorreta de notas de rodapé;
  12. Mau posicionamento de figuras, tabelas e gráficos;
  13. Falta de coerência na formatação de termos destacados, termos técnicos, licenças poéticas, barbarismos etc.;
  14. Ausência de indexação;
  15. Má formatação de áreas especiais (cabeçalhos e rodapés).

A observação de normas tipográficas e convenções de formatação de textos não é uma frescura, é um instrumento para valorizar o conteúdo, dando-lhe uma apresentação adequada. Se você pretende ser o seu próprio editor, mesmo que de uma pequena edição, então é claro que você precisa deixar de produzir documentos mal-feitos e difíceis de ler e obter uma qualidade tipográfica aceitável, uma aparência profissional que os seus leitores valorizarão.

Reconhecendo erros

Saber onde você está errando não é difícil. Pegue um livro e compare o que está impresso nele com o que você imprimiu de seu “livro” e se pergunte, seriamente, se você pode imprimir e sair vendendo aquilo que você acabou de imprimir. Se você acha que sim, então, das duas uma: ou você não precisa mais de minha ajuda, pois já sabe o que precisa saber e está pronto para publicar-se ou então é porque você ainda não tem capacidade de diferenciar o que é belo do que é feio, o que é certo do que é errado, o que é arte do que é lixo. Não se preocupe, você não está só, está é na maioria até. Mas se você reconhece diferenças absurdas entre os dois exemplos, então provavelmente está na hora de você rever alguns de seus conceitos. Infelizmente não há espaço para explicar tudo sobre estas convenções. Por isso eu vou preferir explicar-lhe como instalar o LaTeX em seu computador. Através dele você obterá documentos de qualidade superior com relativa facilidade.

Arquivado em: incompletos