Letras Elétricas
Textões e ficções sem compromisso
by J. G. Gouvêa Atualizado em date: 2021-05-05

Por que usar LATEX?

Publicado em: 23/01/2009

A maioria de nós está acostumada com um padrão porco de layout de texto. Não nos importa mais a qualidade porque nunca conhecemos a qualidade, ou então a julgamos algo inatingível. Ao longo desta postagem, no entanto, você conhecerá livros feitos com altíssimo padrão de qualidade de design, feitos com LATEX, e então se perguntará: por que eu não desejo que meus trabalhos tenham esta qualidade?

A maioria de nós está acostumada com a idéia de que devemos pagar a outras pessoas para que façam por nós aquilo que desejamos. Nada errado com isso se você tem condições de pagar. Mas para a maioria de nós que não tem dinheiro sobrando, a opção de fazer por conta própria é uma necessidade. Através do LATEX podemos obter isso, a um custo baixo.

LATEX é talvez o melhor e o mais estável programa de leiaute de documentos de texto do mundo.

Ele vem sendo aperfeiçoado e debugado há mais de vinte anos, além de ter sido originalmente feito de acordo com séculos de conselhos de tipógrafos. Herman Zapf (o sobrenome te diz alguma coisa) ajudou Donald M. Knuth a desenvolver o TEX original.

É o único programa que permite a impressão correta de fórmulas matemáticas.

Mas não pense por isso que ele se limita à matemática: a seguir você verá romances e obras de ciências humanas compostas com LATEX.

É software livre e gratuito e está disponível para todos os sistemas operacionais.

A principal conseqüência disso é que você não ficará preso a uma empresa e poderá obter a mesma qualidade tipográfica em todos os seus computadores.

Nenhum formato de arquivo de texto é tão estável e portável

Documentos gerados há vinte anos ainda podem ser corretamente impressos. Se você usa apenas os comandos padrão, sem depender de pacotes de terceiros, o seu documento poderá ser compartilhado com todos os usuários do programa, sem problemas.

O código fonte é um arquivo de texto

Você não corre risco de “corrupção do arquivo” e nem terá problemas apra mandá-lo por correio eletrônico.

LATEX não é mais difícil do que HTML.

Portanto, a menos que você realmente rejeite de antemão aprendê-lo, você tem como usá-lo sem dificuldades.

Sua única grande fraqueza é não ser visual

Mas isto pode ser uma qualidade, pois você não dependerá de uma interface gráfica pesada e poderá rodá-lo em um sistema antigo.

Dario Taraborelli compilou uma série de exemplos de como o LATEX é superior ao MS Word e aos demais processadores de texto visuais. Gerben Wierda também possui uma lista de exemplos muito interessante, mas nada se compara aos exemplos da Tseng Books.

Como você pode ver, qualidade não é algo que dependa de um programa de cinco mil reais a licença ou de pagar mil reais a alguém que faça por você. Vamos pôr as mãos à obra?

Arquivado em: incompletos
Assuntos: tipografia