Letras Elétricas
Textões e ficções sem compromisso
by J. G. Gouvêa Atualizado em 2021-05-05

Definindo o tamanho de página

Publicado em: 25/03/2009

Os arquivos paperback.tex, hardcover.tex, pocket.tex e screen.tex são responsáveis pela definição do tamanho de página em que será impresso o livro. Notem que eu não carreguei junto com a classe as definições padrão de tamanho de página (a5paper). Isto é porque o pacote geometry permite um controle muito mais refinado.

O formato padrão de livro que eu utilizei ao publicar pela Lulu.com foi o que eles chamam de “paperback”, que tem várias opções de tamanho de papel. Devido à minha familiaridade com os padrões de papel da iso eu preferi usar o tamanho A5, que é bastante adequado para a maioria dos formatos de livro.

Para fazer o seu livro em formato A5, use a seguinte configuração em seu preâmbulo:

\usepackage[a5paper,bmargin=2cm,tmargin=2cm,% rmargin=2cm,lmargin=2cm,% includefoot, footskip=6ex]{geometry}

No exemplo acima você percebe que o pacote é carregado com as opções de tamanho de papel A5 e definindo margens “quadradas” de 2cm em todos os lados. A opção “includefoot” significa que o rodapé da página (onde ficarão os números de página) será posto “dentro” da margem de 2cm. Por isso, se você quer uma margem inferior bonita, poderá optar por definir uma “bmargin” menor que 2cm. Eu tentei e não gostei, mas gosto é gosto.

Depois de definir o formato A5 para o meu livro eu descobri, para meu desgosto, que as opções de tamanho de papel para as versões em capa dura não incluíam o tamanho que eu escolhera. Para contornar isso eu retirei as configurações de tamanho de página do preâmbulo e salvei em um arquivo à parte. Depois criei outro arquivo contendo as definições necessárias para o formato de papel não-padrão que a Lulu usa para edições de capa dura. Agora eu podia alternar entre os formatos na hora de compilar o arquivo!

As definições para o formato em capa dura são:

\usepackage{fontspec} \usepackage{xunicode} \usepackage{xltxtra}

\usepackage[paperheight=9in,paperwidth=6in,% hmarginratio=3:2]{geometry} \defaultfontfeatures{Scale=1.1,Mapping=tex-text,% RawFeature={+kern}}

Aqui temos um pouco de magia negra em ação. Eu tive de remover também a configuração padrão de fontes e incluir nos arquivos que geram os formatos diferentes. Isto foi necessário porque compilando o mesmo livro em dois tamanhos de papel diferentes, com margens diferentes, é também necessário usar tamanhos de fonte diferentes. A versão em capa dura tem um papel maior, por isso nela eu uso uma fonte 10% maior.

Eu tive de definir um formato de papel fora do padrão (“paperheight” e “paperwidth”) e simplifiquei a definição de margens simplesmente revertendo o padrão do LaTeX, que é colocar margens mais largas do lado de fora a fim de acomodar as notas marginais. De resto, confiei na sabedoria do LaTeX e não me arrependi.

Os pacotes fontspec, xunicode e xltxtra, bem como as defaultfontfeatures tiveram de ser copiadas e colocadas no arquivo paperback.tex também (lá a opção “Scale” foi retirada).

Arquivado em: incompletos
Assuntos: tipografia