Letras Elétricas
Textões e ficções sem compromisso
by J. G. Gouvêa Atualizado em 2021-05-05

Preparando para a Gráfica

Publicado em: 27/05/2009

O processo de preparação do arquivo para impressão envolve duas coisas distintas: 1) separar miolo de capa e 2) preparar a capa em formato aberto.

Separação e Preparo da Capa

Esta foi a parte mais fácil, mas demorou até que eu percebesse o óbvio: pdfpages. Graças a este sensacional comando eu pude extrair a primeira e a última páginas do arquivo PDF contendo a revista inteira e montar as duas em formato aberto, exigido pela gráfica.

Para isto eu recorri ao seguinte código:

\documentclass{article} \usepackage{geometry} \geometry{ verbose, paperheight=30.34cm, % o tamanho exigido é um paperwidth=42.61cm, % pouco maior que o A3 tmargin=0mm, % por causa do corte. bmargin=0mm, lmargin=0mm, rmargin=0mm, headsep=0mm, footskip=0mm } \usepackage{pdfpages} \begin{document} \thispagestyle{empty} \includepdf[pages={32,1},nup=2x1]{Demo.pdf} \end{document}

Notem a simplicidade e a elegância desta solução! O pacote pdfpages é realmente sensacional!

Separação e preparo do miolo

Agora só precisamos de um comando que separe as páginas do miolo. A solução que estou usando é o pdftk, mas este é um programa em Java (o que não me agrada muito porque para instalá-lo é preciso puxar mais de 30 MB de arquivos da rede. Enquanto não aparece solução melhor, fica ele mesmo, que pelo menos não reconverte o PDF, ao contrário de outras opções que testei.

O comando para separar o miolo é esse aqui:

pdftk Demo.pdf cat 3-30 output Miolo.pdf

E desta forma temos um arquivo chamado Capa.pdf gerado pela compilação do Capa.tex integralmente transcrito no início desta postagem e um arquivo Miolo.pdf gerado pelo comando acima listado. Basta encaminhar os dois para a gráfica e aguardar.

Arquivado em: