Letras Elétricas
Textões e ficções sem compromisso
by J. G. Gouvêa Atualizado em 2021-05-05

Por que o LaTeX oferece qualidade tipográfica superior

Publicado em: 07/12/2009

Quando você analisa um documento preparado através do LaTeX em comparação com outro preparado em um editor de textos tradicional, salta à vista o quanto o primeiro é mais polido do que o segundo — especialmente se as fontes padrão do TeX não forem usadas (pois elas têm problemas de legibilidade devido, pasmem, à alta resolução das modernas telas e impressoras. A maior parte das razões para essa discrepância é por demais sutil para que um observador casual as perceba, mas o efeito geral é perceptível até para um leigo.

As razões da diferença podem ser resumidas em seis, das quais as cinco primeiras são universais no mundo TeX e a última é específica de certos documentos mais recentes, e mais avançados:

  1. Ligaturas
  2. Ajustes de transição entre caracteres (kerning)
  3. Algoritmo de cálculo dinâmico da espessura dos caracteres (hinting)
  4. Algoritmo de hifenização por parágrafo
  5. Ajuste vertical de espaçamento
  6. Microtipografia

Ligaturas

Ligaturas são símbolos que substituem seqüências de caracteres. Há três categorias básicas de ligaturas: as que são usadas para aumentar a legibilidade, as que são usadas segundo a tradição tipográfica e as que são usadas por razões meramente estéticas.

Um exemplo de ligatura útil para aumentar a legibilidade é a ligatura “fi”. Na maioria das fontes o arremate do “f” colide com o pingo do “i”, um detalhe quase imperceptível, mas que distrai o olho durante a leitura de um texto mais extenso.

As ligaturas históricas são as que foram abolidas após a invenção da tipografia moderna (a partir do século XIX). Algumas são até bonitas, mas a maioria prejudicaria a leitura porque não estamos acostumados a ver dois “oo” entrelaçados, ou um “s” que se conecta com o “t” seguinte, coisas assim.

As ligaturas estéticas não tem raiz história, mas podem ser inventadas livremente pelo tipógrafo. Entre elas, recentemente, surgiu o interrobang, uma junção de um ponto de exclamação com um ponto de interrogação.

O LaTeX tem a capacidade de inserir automaticamente as ligaturas essenciais, além de ter mecanismos para acessar as outras. Uma outra vantagem de usar ligaturas é economia de espaço. Dependendo da fonte, algumas ligaturas podem economizar, em uma página, o espaço equivalente a quase um quarto de uma linha.

Kerning

Esse é um ajuste, feito manualmente, do posicionamento dos caracteres em relação aos demais. O objetivo do kerning é diminuir os espaços em branco e tornar o texto mais fluido durante a leitura. Um software que não seja capaz de usar esse ajuste vai produzir espaços entre letras em seqüências como “AVA, To, LT, ij” etc. — o que é muito tosco.

Hinting

Trata-se de um algoritmo que calcula a espessura de uma fonte de acordo com o tamanho, de forma que os tamanhos menores fiquem mais finos e os maiores mais grossos. No caso do LaTeX isso não é tão importante, visto que as fontes padrão possuem versões diferentes para os diferentes tamanhos, mas se você está usando fontes não-padrão (e você certamente quererá fazer isso) então perceberá que os documentos feitos com o LaTeX têm fontes mais pesadas e legíveis.

Hifenização

Normalmente a hifenização está desativada nos processadores de textos e, quando ativada, ela é calculada linha a linha. O LaTeX possui um poderoso algoritmo de hifenização que considera parágrafos inteiros, resultando em um texto muito mais compactado.

Ajuste Vertical

A menos que você tenha usado a opção raggedbottom, o LaTeX cuidará de preencher inteiramente a página até a última linha, evitando que a margem inferior varie de largura (tente fazer isso em qualquer processador de texto!). Em vez de deixar espaço em branco no fim da página, ele acrescenta imperceptíveis espaços adicionais entre os parágrafos (mas se a sua página tiver poucos parágrafos tais espaços serão perceptíveis).

O ajuste vertical é um tanto problemático se você usa a opção de controle automático de linhas órfãs e viúvas, porque nesses casos a quantidade de espaço adicionado será maior. De qualquer forma, esse problema teria mesmo que ser contornado manualmente através de ajustes de espaçamento.

Microtipografia

Disponível apenas com o compilador pdfTeX, a opção microtype adiciona a capacidade de ajuste fino do espaçamento entre os caracteres, possibilitando a compressão ou expansão de um parágrafo, além de oferecer protusão de caracteres no início da linha ou extrusão de caracteres no final de linha.

Protusão quer dizer puxar para a esquerda, para fora da margem, uma parte de algum caracteres que tenha desequilíbrio para a esquerda, como por exemplo o “W”. A primeira base da letra fica sobre a margem e o braço esquerdo fica fora. Com isso, a linha escura da margem fica mais regular.

Extrusão quer dizer empurrar mais para a dirieta, para fora da margem, um caractere ou parte de caractere que não ocupa plenamente seu espaço. Por exemplo, uma vírgula ou a haste de um “f”. Ficando fora da margem, esses detalhes não interferem na linha escura, permitindo uma “mancha” de página mais regular.

Concluindo

Utilizando o LaTeX para produzir seus documentos imprimíveis você tem como conseguir uma qualidade de lay-out muito superior ao que obteria com outro software. Quer um exemplo claro? O texto deste post formatado pelo OpenOffice e pelo pdfLaTeX, em ambos os casos usando a fonte URW Arial, tamanho 10.

Arquivado em: incompletos