Letras Elétricas
Textões e ficções sem compromisso
by J. G. Gouvêa Atualizado em 2021-05-05

O Escritor e Seu Tempo na Internet

Publicado em: 24/03/2013

O tempo do escritor, mesmo do escritor na era da velocidade, não é o mesmo do leitor. Infelizmente, vivemos em um mundo cada vez mais focado no leitor, criando uma pressão sobre o escritor que lhe dificulta a criatividade.  Como criar interesse pelo que criamos se as redes sociais pipocam com atualizações minuto a minuto?

Os primeiros anos da internet foram relativamente produtivos para os escritores porque as ferramentas que eles utilizavam eram ferramentas “lentas”: as listas de discussão por e-mail e os blogs, principalmente. Mais tarde surgiu o Orkut, que adicionou um pouco de velocidade mas não impossibilitou a criação. Na verdade o Orkut até dinamizou o processo criativo, ao facilitar o contato do escritor não só com os seus leitores potenciais, mas também com outros escritores e com pessoas, escritores ou não, que estavam disposta a ler e comentar, ajudando o desenvolvimento do talento do autor.

Infelizmente, o progressivo esvaziamento do Orkut coincidiu com a ascensão de novas redes sociais que são muito avessas ao tempo do fazer literário. Tanto no Facebook quanto no Plus, que são as redes que estão “bombando” atualmente, as configurações impedem que as discussões literárias sejam proveitosas:

  1. O ocultamento automático de comentários abaixo da postagem inicial faz com que esta tenha um nível hierárquico inquestionado. Você posta, as pessoas comentam e somente a sua postagem inicial fica visível. Isto já é ruim para debates em geral, pois fecha o tema a qualquer correção ou divergência posterior, mas é especialmente nefasto para a literatura, pois torna cansativo o acompanhamento dos tópicos, impedindo que discussões acaloradas e criativas aconteçam.
  2. Os grupos do Facebook e as novas comunidades do Plus não possuem as ferramentas de moderação de comentários tão bem desenvolvidas quanto no Orkut, o que aumenta as arbitrariedades da moderação e fazem com que os visitantes não saibam como as coisas funcionam.
  3. Em ambas as redes as postagens desaparecem após um tempo, não sendo possível recuperar discussões antigas, como é possível no Orkut. Além disso, estas postagens não são indexadas pelas ferramentas de busca, dificultando que futuramente os autores exibam textos que postaram. Fica difícil confiar de exibir um texto sendo que ele depois desaparecerá: se alguém o plagiar, não haverá como impedir.

Por estes e outros fatores, um fórum literário se tornava necessário. Não importa que a ferramenta fórum seja menos utilizada, não importa que muitas pessoas a considerem ultrapassada (ela não é). Ao manter arquivo de todas as postagens e oferecer uma interface sequencial para a leitura do tópico e de seus comentários, o fórum permite que exista um tipo de debate literário muito parecido com o que existia no Orkut e, antes dele, nos grupos de discussão via e-mail. Além disso, o “tempo” de um fórum é mais tolerante com o processo de criação, exercendo menos pressão sobre o autor. Aqui, ao contrário do Facebook, não é necessário produzir um factoide a cada vinte segundos para ser popular: seus textos ficam aparentes a quem os queira ler, enquanto o fórum durar. E são, adicionalmente, indexados pelas ferramentas de busca e arquivados pela Wayback Machine.

Então acredito que um fórum seja o melhor lugar para os escritores, amadores ou profissionais, virem mostrar o que andam escrevendo e comentar o que os outros escrevem. É o lugar para os que gostam de comentar literatura, mesmo que não escrevam, é o lugar para quem gosta de ler, comentando ou não, textos inéditos, novos, textos que apontam para o futuro da literatura nacional, e para um presente que fica abaixo do radar da mídia.

Pensando essas coisas foi que eu e o +João Francisco Dantas resolvemos tentar criar um fórum de discussões sobre literatura. Ironicamente batizado de “Torneira” pelo irreverente +Sergio Ferrari, ele começou turbulento, migrando do Google Groups para o Forums-Free até finalmente pousar no Forumotion, onde deverá ficar.

Convido você que me lê, e que sente saudades das antigas discussões orkutianas sobre literatura, a tentar reproduzir lá o passado que se foi com o falecimento do Orkut. Espero todos vocês lá, +Flávio O. S., +Maurem Kayna+Eduardo Jauch+Rafaela Lombardino+Rafael Zambonelli+Ronaldo Brito Roque+Adriana Rodrigues+Jocelino Freitas+rubem cabral+Hugo Vera+Frodo Oliveira+Jana Lauxen+Ilka Canavarro+Isaias Souza+Paulo Carvalho, +Arzirio Cardoso, +tibor moricz, +Mateus Gomes e um bando de gente que não está no Plus, mas está no meu coração.

Venha conhecer a Torneira literária da internet.

Arquivado em: