Letras Elétricas
Textões e ficções sem compromisso
by J. G. Gouvêa Atualizado em

Fácil Criação de e-Books Com Software Livre no Linux

Publicado em: 06/01/2015

Faz um tempinho que eu tinha aposentado os tutoriais de software aqui no blog porque meu foco havia se voltado quase exclusivamente para literatura e discussões literárias, tanto que eu arquivei os antigos posts sobre LaTeX. Decisão, claro, que também teve a ver com o fato de que LaTeX não é muito útil para blogueiros, a menos que seu blog seja sobre matemática e você utilize as extensões TeX do Wordpress.

Recentemente, porém, ao pesquisar como transformar textos deste blog em livros eletrônicos, acabei aprendendo um caminho que permite fazê-lo de forma relativamente fácil, sem utilizar programas caros e gerando arquivos validados plenamente pelo epubcheck (a ferramenta de verificação de erros mantida pela IDPF). Uma das coisas que mais me atraíram na solução que eu encontrei é que ela se baseia no “Linux Way”: fazer as coisas de maneira simples, utilizando a linha de comando e de forma reutilizável.

Se você utiliza Linux e sabe o que é uma linha de comando, vou compartilhar minha solução, para que você também crie seus livros eletrônicos de forma rápida e fácil.

Software utilizado

Para criar livros eletrônicos vamos precisar dos seguintes softwares, que não devem estar disponíveis na sua distribuição Linux e precisarão ser instalados manualmente.

Destes, somente Pandoc e Calibre são realmente necessários. O Kindlegen pode ser dispensado se você não pretende criar arquivos para versões do Kindle anteriores ao Fire. O epubcheck pode ser dispensado se você confiar em minha palavra de que os arquivos são perfeitamente conformes aos padrões. Finalmente, o TeXLive pode ser dispensado se você não pretende criar PDF.

Além dos cinco pacotes acima (que, exceto o Kindlegen e o epubchek, são, na verdade, coleções de programas em vez de programas isolados) você vai precisar dos utilitários bash, zip, unzip, tar e lzma — mas esses você certamente tem instalados no seu sistema.

Porque é “fácil” criar o ebook.

A ideia é criar livros eletrônicos em pelo menos dois formatos, ePUB e Kindle, utilizando, para isso, um único arquivo de texto com formatação simples. Este arquivo de texto pode ser escrito em qualquer editor, mas eu recomendo um destes abaixo:

O seu conteúdo será armazenado em um único arquivo estruturado conforme a sintaxe Markdown Extra, que é praticamente o formato de arquivo mais fácil do mundo:

% Título % Nome do autor % data (no formato AAAA-MM-DD) % endereço de publicação % licença

Estas informações serão utilizadas para construir o arquivo de configuração e serão inseridas, por exemplo, dentro do livro eletrônico.

Apenas lembre que no seu livro você dificilmente precisará de blocos formatados em fonte fixas, hiperligações (links) e múltiplos níveis de títulos, que podem fazer com que o arquivo fonte pareça mais complicado do que é.

Como o arquivo Markdown vira um e-book?

Esta mágica é executada pelo Pandoc, um programa que “traduz” as instruções contidas no arquivo de texto e cria outros formatos a partir dele. No caso específico da criação de e-books, eu percebi que depender somente do Pandoc não seria suficiente porque ele, por exemplo, não estava

Além do e-book

Estamos aqui falando da possibilidade de criar livros eletrônicos, mas o Pandoc, que vamos utilizar para fazer a conversão, vai muito além disso: o seu arquivo fonte poderá ser facilmente utilizado para levar o seu texto a uma série de outros formatos:

Além destes formatos, o Pandoc trabalha com texto puro e dezenas de formatos de arquivos de marcação wiki e assemelhados. Seu contéudo nunca ficará “trancado” em um binário. Escrevendo em Markdown, portanto, você terá o seu texto disponível em uma grande variedade de formatos assim que necessário. Esta é uma grande segurança, pois nada é mais incômodo para um autor do que ficar se preocupando com o formato adequado de arquivo.

Arquivado em: tutoriais
Assuntos: e-books software