Isto é tudo, p-p-pessoal

Não, não foi o blog que acabou. Foi a publicação em capítulos do romance do William Hope Hodgson, que vinha mantendo religiosamente desde maio. Na última terça-feira, dia 18 de outubro saiu o epílogo (intitulado «Luto») e agora, como diria Mário de Andrade, «tem mais não».

Conforme prometido, revisarei o texto todo. Também o formatarei bem bacana e disponibilizarei para quem o queira em seu leitor digital ou na estante. Será um tantinho trabalhoso, porque terei que fazer várias conversões de formato no caminho, mas sai. Não nesta semana ainda, nem na próxima, mas prometo que ficará pronto ainda em novembro, bem a tempo de presentear no Natal o seu amigo, nerd como você, que gosta de ler ficção fantástica vitoriana.

Para tanto, empregarei os conhecimentos de TeX que há um bom tempo não utilizo. Mais especificamente empregarei o pdfLaTeX, que possui opções de tipografia avançada, como protrusão, extrusão, leading, controle de espacejamento etc. Já tive boas experiências com ele e acredito que o resultado será bom. A partir do mesmo arquivo fonte é possível gerar HTML, usando o Hevea ou o TTH — e esse pode ser inserido em um editor de livros eletrônicos, como o Sigil, o eCub ou algum outro.

Tanto o livro impresso quanto a sua versão eletrônica estarão À VENDA, evidentemente. Traduzir foi um grande trabalho, revisar será outro quase tão grande e é justo que o trabalhador receba o seu salário (como bem disse JC). Por isso o livro estará à venda. Sem DRM e sem aporrinhações, mas à venda. Se der para ganhar alguns cobres, então me animo a traduzir outras obras inéditas em português que tenho aqui, como o outro romance do Hodgson («The Night Land»), que é muito melhor do que este que traduzi (em termos de imaginação fantástica), apesar de mais difícil de ler (por ser quase três vezes mais longo e ser bem complexo).

Para prefácio do livro vou usar algumas coisas soltas que andei escrevendo sobre o Hodgson, aqui e ali. O livro não terá mais do que isso e uma biografia breve. Mas terá uma bonita capa e um isbn, vou providenciar para que assim seja. Será livro mesmo.

Como não gosto de trabalhar sem um prazo definido, quero pactuar com você, leitor, que o livro estará pronto para aquisição no dia 24 de novembro. Inicialmente apenas em versão impressa, para dar tempo de ser entregue no Natal. Quinze dias depois ele estará pronto em versão eletrônica, devidamente anunciada aqui.

Por hora é só. E lamento informar que talvez tenha de adiar o capítulo de Serra da Estrela de quinta-feira para sábado desta semana. A rotina de bancário é dura, caros leitores…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *