Letras Elétricas
Textões e ficções. Tretas e caretas. Histórias e tramóias.
by J. G. Gouvêa

Um Homem de Muita Sorte

Publicado em: 06/03/2015

Baseado em uma discussão do site http://www.Quora.com intitulada: “Meu cão morreu, fui despedido de meu emprego e o meu melhor amigo me contou que viu a minha namorada com outro cara. Como posso encontrar a felicidade?”

Acabo de tirar satisfações com a minha namorada. Discutimos, ela me acertou um tapa e me contou que está grávida do outro cara, com quem já estava saindo há um ano. E afinal o cara é o meu chefe, ou melhor, meu ex chefe.

Já estou buscando um novo emprego e tentando não verificar o telefone para saber se ela me ligou. Ainda penso que ela pode decidir voltar… mas lá no fundo eu sei que preciso seguir em frente.

Obrigado por me orientarem.”

Você é um sortudo. Você acaba de se livrar de uma mulher que dava mais valor a dinheiro do que a sentimentos: ela o deixou por um cara mais rico. Às vezes nos sentimos ligados a pessoas que não se sentem ligadas a nós, mas, como não somos capazes de deixá-las, deixamos que elas assumam o controle de nossas vidas, atendemos seus caprichos para tentar mantê-las conosco. É realmente uma grande sorte que ela o tenha deixado em vez de fazê-lo perder mais e mais tempo. Um dia você perceberia, mas poderia ser tarde já. Agora você está livre para buscar outro amor.

Mas, cara, você tem sorte mesmo! Você foi despedido de um emprego de que você não teria saído porque você achava que era bom, mas estava, na verdade, se aproveitando de você. Seu chefe estava tomando a sua namorada, o que mais ele poderia tomar de você? Ele tomava seu tempo e usava sua força de trabalho para ganhar o dinheiro com que estava impressionando a sua garota e a tomando de você. Foi realmente uma sorte que ele tenha te demitido, ou você teria que se humilhar e continuar trabalhando lá ou perderia seus direitos ao pedir demissão.

Em qualquer dos casos, você não tem arrependimentos. Sua ex namorada nunca poderá culpá-lo pelo fim da relação. Seu ex chefe não poderá acusá-lo de deixar tarefas incompletas, e nem de tê-lo abandonado numa hora difícil. Você está livre dos dois, cara!

Mas, poxa vida. Você perdeu o seu cão. Esse, sim, era um amigo valioso! Só espero que não tenha sido morto por seu chefe ou sua namorada. Era só a crueldade que faltava! Mas, de qualquer modo, cães vivem menos que pessoas. Sua morte prematura é um lembrete de nosso próprio destino final. Portanto, viva cada dia como se fosse seu último. Um dia será.

Você não pode substituir o cão, claro, não haverá outro como ele. Não pode substituir a sua namorada, e nem deve desejar isso: você não vai querer outra como ela. Não pode substituir seu emprego: você tampouco quer trabalhar perto de uma cobra como seu ex patrão.

É verdade que você bateu no fundo do poço e que a vida não poderia ser pior. Você experimentou a maior das humilhações que um homem pode sofrer. O que significa que o caminho adiante será mais prazeroso. Apenas atente que escalar o vale para voltar ao topo requer esforço.

Mas não vou lhe desejar sorte, isso você já tem. Desejo-lhe paciência para esperar. Há pessoas que se acostumam tanto em ter sorte que não sabem esperar o momento certo. Comem cru e acabam escolhendo a próxima oportunidade em vez da melhor.

Arquivado em: crônicas