Letras Elétricas
Textões e ficções. Tretas e caretas. Histórias e tramóias.
by J. G. Gouvêa

Pessoas Admiráveis

Publicado em: 06/09/2007

Pessoas admiráveis nem sempre voltam para casa pelo caminho mais curto, lembram com saudade terem bebido vinho ao lado de seu amor em um lugar tranquilo e ainda cultivam a caligrafia arredondada, arrematando as maiúsculas com carinho.

Às vezes, são capazes de sair dirigindo sem destino, pelo prazer da estrada, porque sabem que o mais importante não é chegar, mas ter feito a boa viagem.

Detestam filmes violentos porque se solidarizam com as vítimas da violência, mesmo imaginária. Abominam o que é apelativo e não seguem gosto alheio.

Pessoas admiráveis costumam ter lugares especiais para passar momentos silenciosos e não fazem questão de estar sempre ali acompanhadas. Pessoas admiráveis não se incomodam de usar óculos para não terem que ter tantos excessivos cuidados, não fazem questão de vestir-se sempre bem, mas acham um jeito de parecerem elegantes em sua simplicidade. Pessoas admiráveis encontram lugares admiráveis para levar aqueles a quem admiram — lugares onde não é preciso manter um código estrito de aparências — e costumam ter amizades sólidas, que não evaporam com o tempo e nem quebram com pequenos golpes.

As pessoas admiráveis entendem que estão no mundo apenas, sabem que não o têm. Esse tipo de gente não vê o beijo como um acidente e nem como um pedágio no caminho, costumam gostar absurdamente de carinho, mas gostam de dá-lo e recebê-lo em doses seguras porque sabem que doçura em demasia faz amizades inchadas.

Você sabe que encontrou uma pessoa admirável quando conta uma aventura simples e vê brilhar nos seus olhos o entendimento de porque você se lembra de algo tão banal.

Essas pessoas, felizmente, não são duendes ou anjos — que muitos sonham, mas não existem. Não são heróis — que toda a gente vê e admira, mas no fundo inveja e detesta. Essa gente existe na dose certa para que o mundo ainda resista.

Pessoas admiráveis são aquelas que sempre fazem o que dizem, mas não costumam dizer tudo que fazem. Que somente dizem coisas em que creiam — e mesmo assim, dizem pouco porque só creem no que vale a pena.

Pessoas admiráveis não copiarão este texto para mandar por e-mail a trezentos desconhecidos. Em vez disso vão entender que são especiais e vão cumprir o seu papel no mundo — que é o de fazer coisas admiráveis.

Arquivado em: crônicas
Assuntos: autoajuda monólogo