Letras Elétricas
Textões e ficções sem compromisso
by J. G. Gouvêa Atualizado em date: 2021-05-05

Grãos de Areia na Praia

Publicado em: 28/12/2007

“Se a ciência pudesse contar quantos grãos de areia existem no mar…” Assim começa muita retórica obscurantista vazia. Menosprezar a busca do conhecimento é uma tática milenar que os líderes religiosos empregam para mostrar a si mesmos como a melhor, se possível única, cereja do bolo. Desqualifique as explicações e lucre com a confusão. Assim vive a religião, há tanto tempo que ninguém sabe contar.

Como toda retórica vazia, esta também se baseia num erro conceitual. Isso não tem muito importância para quem dela se utiliza, pois é o tipo de gente que afirmaria que pedras boiam se houvesse gente disposta a pagar para ouvir isso. Mas, ainda assim, acho que é importante explicar onde está o erro, para benefício de alguém que ouça essa pregação. Só não aconselho que polemizem porque discutir com um pregador religioso é como brigar na feira: não leva a nada. Depois de algum tempo ninguém saberá quem está pregando mais: ele ou você.

Contar os grãos de areia na praia, ao contrário do que pensam os obscurantistas, não é uma tarefa impossível. Cientistas, ao contrário de crianças, não contam as coisas na base do 1, 2, 3… É perfeitamente possível saber com exatidão útil quantos grãos de areia tem na praia fazendo estimativas. Primeiro contando os grãos em um copinho de café, depois medindo o tamanho médio de um grão de areia nesse copinho. Depois calculando a forma como os grãos se distribuem. Em seguida é só ir à praia, medir o volume da areia e verificar, através de algumas amostras aleatórias, se o tamanho do grão de areia “padrão” é válido para todas as partes da praia. Se for, é só botar os dados numa calculadora e obter a quantidade e o peso total dos grãos de areia que formam a praia, sem precisar contar.

Evidentemente a conta não será exata, mas a exatidão é uma ilusão inútil. O velocímetro de seu carro não lhe dá a velocidade exata do deslocamento, mas a velocidade aproximada que você lê no painel lhe permite dirigir com controle da situação. A mesma coisa vale para quase todo o conhecimento científico: só precisa ser exato enquanto a margem de erro interferir no uso do dado.

Infelizmente as coisas não são tão simples. Para pessoas que raciocinam de modo não-científico, o número obtido é uma ilusão, uma mentira, não contou todos os grãos da praia, etc. O religioso típico recusa qualquer coisa que seja fruto do intelecto humano … “maldito o homem que confia no homem” — e por essa razão não aceita que um simples cálculo envolvendo volume de sólidos seja capaz de produzir o total de grãos de areia na praia. Por causa disso ele exige “provas” que sabe serem impossíveis (do nível de “ver um animal evoluindo”) e as pessoas que não receberam um bom preparo educacional veem nisso um lance de gênio, um “pulo do gato” que o leigo dá na língua do cientista. E nada acaricia tanto o ego do ignorante quanto iludir-se que é possível “dar a volta” no sábio sem precisar nada saber.

Para essas pessoas tenho algo a dizer: “conte você os grãos e prove que o número calculado está errado!” Se elas disserem que é impossível, eu direi “então por que você quer que EU conte?”. A resposta padrão será, então: “nem eu, nem você e nem ninguém senão Deus pode fazer isso…” É desesperador. Quem não entende ciência ou enxerga o mundo com os antolhos da religião se convence a priori de que algo é de determinado modo e se recusa a argumentos.

É uma atitude estúpida, mas eficaz. Raros religiosos perdem a fé por causa da ciência.

Arquivado em: incompletos