Letras Elétricas
Textões e ficções sem compromisso
by J. G. Gouvêa Atualizado em 2021-05-05

Um Processador de Textos Realmente Geek!

Publicado em: 08/09/2009

Hoje tomei conhecimento da existência de um processador de textos sui generis, que me fez rir durante vários minutos. Chama-se “Word Grinder” e deve ser, se não me engano, o primeiro (e talvez único) software de sua classe que funciona em modo-texto, ou seja, no console do Linux.

Decerto lhe virá à mente uma série de editores de texto de linha de comando, como pico, vim, jed, joe, emacs etc. mas esses, todos, são editores de texto plano, enquanto o Word Grinder é um editor de texto formatado. Nos editores de texto plano, se você quiser alguma coisa de formatação, precisará incluir algum tipo de markup, como LaTeX, HTML ou RTF (há malucos que fazem isso). No Word Grinder, porém, você define negrito, itálico, sublinhado, estilos de título, parágrafos citados, etc. Na medida do possível, o terminal lhe apresentará esta formatação através de códigos de cores ou mudanças sutis de peso da fonte. Ao mesmo tempo, o Word Grinder ajustará seus parágrafos e saltará espaço entre eles. Enfim, a experiência parece-se bastante com o tipo de coisa que você consegue fazer em um processador de textos primitivo.

Como existem muito poucos usuários deste programa, exportar para outros formatos de arquivo é algo essencial — e o Word Grinder faz isso! Além de seu formato nativo, o programa exporta HTML, LaTeX e troff (o formato das páginas de manual do Linux).

Eu ainda estou começando a brincar com o conceito, mas mesmo estando em uma versão bastante inicial (0.3.1), o Word Grinder já se apresenta como uma solução quase tão boa quanto o PyRoom, que tem mais dependências, consome mais memória e não exporta para outros formatoa (além de só trabalhar com texto puro). Se você é do tipo que gosta de experimentar coisas diferentes, experimente o Word Grinder e descubra que não é mais necessário ter uma interface gráfica rodando para poder escrever documentos formatados.

Arquivado em: incompletos