Letras Elétricas
Textões e ficções. Tretas e caretas. Histórias e tramóias.
by J. G. Gouvêa

Você Ainda Lê Blog?

Publicado em: 19/07/2019

Gostaria de fazer uma provocação aos meus leitores, amigos ou inimigos. Há quanto tempo você não lia um blog?

Mantenho o Letras Elétricas no ar desde junho de 2010, quando ele ainda era um projetinho tosco hospedado no blogspot.com — um serviço que hoje quase ninguém usa mais. Comecei com algumas postagens sobre como eu havia utilizado o LaTeX para formatar umas revistas literárias que eu tinha acabado de fazer. Depois eu me convenci de que era interessante ter um blog e comecei a publicar uns contos. Depois me convenci ainda mais e transcrevi todos os contos que já havia escrito até então. Em alguns casos, jogando as datas de postagem para anos antes, as verdadeiras datas de escrita.

São nove anos e um mês desde que comecei com esse espaço e já vi muita coisa acontecer. Entrei com a “blogosfera” no auge e as redes sociais crescendo a olhos vistos. Na época, todo mundo acreditava que o tráfego social ajudaria a divulgar o conteúdo dos blogs e todo mundo ganharia dinheiro com AdSense.

Na prática, como se vê, os ganhos com AdSense não foram exatamente extraordinários. Esse saldo de $36.41 (dólares) é o que acumulei desde junho de 2011, quando comecei a pôr blocos de anúncios, porque o Google só me enviará a remuneração quando ela chegar a cem dólares.

Esse blog já teve dias melhores (e piores também) e eu não estou reclamando da visibilidade que ele me dá, considerando que eu não tenho dinheiro para investir em divulgação, mas o que ele não tem mais é boa companhia.

Há algum tempo os blogs estão desaparecendo. Cada vez mais os blogueiros abandonam seus espaços — algo tão deprimente que desisti de manter um blogroll: quase todos os sítios legais que eu encontrava estavam já paralisados ou paralisados pouco depois. O tráfego cada vez mais só retorna das redes sociais porque mesmo você “linkando” para outros lugares os visitantes não vão.

A última vez que alguém chegou a meu blog proveniente de um backlink foi há exatamente três meses e a vez anterior a esta fora há oito meses (desconsidere o “tipsypilgrim”, que está em inglês e porque eu não tenho a mínima ideia de como alguém linkou de lá para mim, e o “uptime”, que é um plugin do WordPress para avaliar a disponibilidade do site).

A questão é que há referências ao meu blog em uma série de lugares, mas os visitantes simplesmente não clicam nos links!

Fico com a impressão de que os usuários estão, cada vez mais, desaprendendo como navegar na rede mundial. Estão se mantendo cada vez mais prisioneiros das redes sociais e só tomam conhecimento daquilo que aparece nelas. Os blogs, como este, estão se tornando uma espécie de “Deep Web”.

Isto é bastante triste, porque significa que a internet está se tornando um espaço monopolizado e restrito. A antiga ideia de uma rede anárquica distribuindo conteúdo entre iguais (peer to peer) parece ter morrido. Então me responda:

Estas respostas o ajudarão a chegar a conclusões, que podem ser ou não as mesmas a que cheguei, mas se você tiver um tempinho, que tal responder a esta pesquisa para me ajudar a entender?

Arquivado em: reflexões